Por que os homens mentem?

Esses dias fui questionado sobre isso. Respondi:

- Entendo que os que fazem isso, não se conhecem. E o pior da mentira, não é a questão de mentir para os outros e sim para si mesmo, por que na verdade é o que efetivamente acontece.

Alguns mentem para conquistar, o fazem em busca da afirmação da masculinidade, do reforço do seu macho Alfa, enfim para se sentirem mais homens. Confesso que isso para mim é até de certa forma engraçado.

Hoje em dia, com as relações atuais, não há necessidade nenhuma de mentir, seja pra quem for. Primeiro, hoje é muito fácil “ficar”, beijar e transar. Não são mais do que necessárias algumas horas para, dependendo da situação, isso acontecer.

Não estou aqui dando uma de moralista ou julgando quem tem essas atitudes. Cada um sabe o que deve, ou não fazer. O que lhe faz bem, ou não. Por isso entendo que seja triste a mentira com esse intuito.

Hoje existem pessoas muito bem resolvidas em relação a isso. Mulheres independentes que sentem-se suficientemente seguras pelo menos é o que transparecem, para separar o sexo do amor, ou seja, não precisam de ligação ou mensagem no dia seguinte.

Confesso que esse quadro me assusta, para mim a relação sexual é algo tão íntimo que hoje está banalizado. Já fiz apenas sexo, sem amor, sigo achando estranho e esquisito, parece que falta algo, enfim… às vezes ao invés de evoluir sobre certos aspectos vejo que…

Frederico A. S. da Luz – 17-05-2012

About these ads

9 thoughts on “Por que os homens mentem?

  1. Gostei muito de tuas reflexões especialmente no que se refere ao sexo sem amor. (Por que o homem mente). Na verdade a evolução feminina foi importante e muito justa em suas conquistas profissionais com consequente crescimento social, independência financeira, enfim plena igualdde, porém, acho que pecaram ao perder a sua feminilidade, sua “aparência” de fragilidade e passaram a agir, na sua maioria, especialmente a partir da geração dos anos 80 com um tipo pudor que nos assusta ainda hoje. Na verdade as mulheres hoje pagam um preço alto, pois nós homens perdemos aquele carinho que envolvia uma conquista, não temos mais o flerte, hoje ficamos e na maioria das vezes por pegada da mulher. Nos tornamos incapazes de apostar em um relacionamento, pois a mulher em meu conceito, vulgarizou a relação e paga um preço alto por isso. Qual mulher que nos lê nesse momento, hoje está em busca de um relacionamento seguro, duradouro e pleno. Ai está a grande repercussão dessa perda de feminilidade, hoje a mulher tem que voltar-se para ser seletiva, em busca desse relacionamento o que acaba com solidão e desesperança, pois está dificil de que os homens adaptem-se a essa liberação. O homem, mesmo sem ser machista, teme um relacionamento, pois não sabe se será pleno e especialmente fiel. Podem criticar, mas essa é a verdade. Beijo primo e parabéns, seguirei te seguindo.
    O pudor que me refiro é a quase ausência dele.

  2. Muito bom o texto descrito, nos mostra um pouquinho da realidade em que estamos inseridos hoje em dia…
    Parabéns e obrigada pela oportunidade de poder ler tal texto…. ;) bjinho

  3. eu tenho mto amigo homem, e pra mim mulher mente muito mais e é muito mais perigosa hehehehe

  4. É…Na verdade acho que o homem engana e a mulher mente, ou talvez ao contrario… Porque no final das contas os dois são iguais.
    ;**

  5. Mais um texto polêmico Frederico…rs! Bom, concordo com uma coisa, quem mente pro outro está mentindo pra si mesmo. E só quando a mentira é descoberta é que as pessoas se dão conta do que fizeram e do que podem perder ou perderam com isso, aí pode vir culpa, vergonha…nem sempre é uma situação que tem retorno.
    Acredito que esse tipo de conduta tem muito mais a ver com valores e a ética da cada um nas suas relações, seja de amizade, trabalho ou relacionamento afetivo. E além disso é algo que se aprende em casa, não necessariamente com recomendações ( pq nunca vi pais recomendarem claramente que os filhos mentissem), mas que se aprende através daquilo que os filhos veêm os pais fazendo.
    Além de tudo isso não podemos esquecer que o Brasil ( infelizmente!) é o pais do jeitinho, da enrolação, da “propina”, culturalmente enganar e mentir parece ser uma habilidade valorizada.
    Discordo qto à questão de gênero, não acho que os homens mentem mais que as mulheres, acho que eles tem menos habilidade nisso e portanto são descobertos com mais facilidade. E talvez pq se achem tão “espertos” a ponto de não serem descobertos que acabam não mentindo “direito”.
    Como teu texto foi da mentira pro sexo, entendo que acredites que os homem só mentem por isso, mas de fato, é mto comum a mentira acontecer para se negar ou camuflar uma traição ou para “conquistar”alguém. OU seja para negar suas próprias inseguranças, suas próprias necessidades de auto-afirmação; para passar uma outra imagem sobre o que são (ou n são); ou ainda para negar pra si mesmos e pro outro algo que consideram moralmente errado.
    Para quem interessar escrevi há algum tempo um texto sobre traição:Trair e coçar
    http://anasearapsi.blogspot.com.br/2010/10/trair-e-cocar.html
    Como acredito que cada pessoa é única, não acho que todos mentem ou traem da mesma forma e pelos mesmos motivos… Mas definitivamente são temas sempre recorrentes em terapia.
    Abraços!

  6. Bela reflexão! É exatamente o que diz o poeta: “Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira!!”
    Quem mente pode achar que é esperto e arraza… depois de algum tempo pode perceber-se vazio e sem sentido…
    Hoje defende-se tanto a liberdade do ser, que utilizar a mentira para conseguir algo, pode trazer, em consequencia, uma queda repentina! A falsa idéia do sucesso!
    É verdade que o texto seguiu outra linha, e entrou na banalização de certos valores!
    Sim, o mundo imediatista faz com que as pessoas se preocupem intensamente em viver o hoje… e esquecem de cultivar o jardim, para florir por diversas primaveras! Mas sabe o que as vezes estranho? Se tanta gente se dá conta disso, comenta e lamenta a situação… porque isso acontece? Bem… é verdade que há muito mais pessoas condicionadas a viver o hoje, do que planejar um futuro… Porém há muita gente que pensa desta forma, quer construir um relacionamento estável e de cumplicidade, de respeito.. mas isso acaba não acontecendo! Será falta de atitude? ou um medo oculto? Será o mundo eletrônico, que afasta demais, e inibe encontros pessoais? Ou será uma energia transcendente… coisas que a vida não explica?
    É… existe, sim, muita coisa que a vida não explica!

  7. Concordo em apenas um aspecto sobre a mentira: que ambos mentem! Mas de forma contrária ao comentário acima postado, a mentira não é uma “virtude”, e sim um desvio de caráter.
    Enganar alguém, na intenção de obter vantagem, é algo arcaico e anti-evolutivo, e podemos averiguar isso desde os relacionamentos amorosos até as modernas relações comerciais.
    Estamos em uma era onde o casamento é opcional, um relacionamento duradouro é opcional, e os dogmas sociais caíram por terra (p.ex. ninguém condena uma mulher com 40 anos e solteira).. ou seja, qual o motivo de enganar a pessoa que está ao seu lado?
    Hoje, o sexo é muito mais livre, facilitado e gratuito, então se o barato é “cair na gandaia”, o incômodo de ser pego no flagra chega a ser um ato de burrice!
    Se você dá o seu máximo para alguém, e recebe o mínimo (é traído), em quem está o problema?

  8. Os homens mentem assim como as mulheres para poderem se dar bem em alguma situacao… a mentira e uma habilidade do ser humano… quem a desenvolve tem vantagem sobre aqueles que nao sabem mentir… o bom mentiroso geralmente se melhor que o bonzinho e nao mentiroso… a mentira e uma questao de criatividade… o problema nao e mentir… mas sim sobre o que mentir… e quando…!? :D

  9. Pois é primo, mentir parece estar virando moda, mas como vc mesmo citou, o pior é acreditar que não está mentindo p si mesmo.
    Como sempre, lindas palavras escrevestes, bjus.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s